Deixe um comentário

Quiche de alho-porró e parmesão

Quiche é coisa linda, é alegria pura e razão pra ser uma pessoa melhor :-) O queijo, o ovo, a base crocante… Uma mistura de sabores que trazem sensações indescritíveis…

Ok, exageros de foodie à parte, quiche é dos meus pratos favoritos. Tanto que demorei a ter coragem de fazer, de tão grande a expectativa. Mas finalmente resolvi tentar e ficou bem bom! Fiz o meu recheio favorito, de alho-porró. Nham!

Ah, outra coisa. Das várias receitas que achei, a maioria usava queijos muito elaborados e caros. Claro que fica uma delícia, mas acho que com o parmesão, fica mais acessível. Escolhi fazer com ele. No dia em que experimentar com um queijo mais chique, eu posto outra receita!

Ingredientes da base:

  • 1 ¼ xícara de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • ½ xícara de manteiga sem sal cortada em cubinhos (usei com sal mesmo e ficou bom!)
  • 1/8 xícara de água gelada (talvez seja necessário usar mais)

Ingredientes para o recheio:

  • 1½ colher de sopa de manteiga
  • 1 xícara de alho-porró (aproximadamente 2 unidades) cortados em rodelas finas. Use apenas a parte branca e verde claro. Antes de usar, vire de ponta cabeça, faça um corte ao longo do comprimento das folhas e deixe a água correr. É bem comum encontrar muita terra , lave bem antes de começar a cozinhar.
  • 1½ xícara de creme de leite
  • 4 ovos
  • 2 colheres de chá de tomilho fresco picado (ou ½ xícara de chá de tomilho seco)
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1¼ xícara de queijo parmesão (use um queijo bom!)
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino

Comece pela base (tirei essa receita do site da Martha Stewart, que recomendo!). Você pode fazer a mistura à mão ou em um processador de alimentos. Misture a farinha e o sal. Adicione a manteiga e misture até atingir a aparência de farelo de pão. Adicione a água gelada até que a massa fique consistente, mas não deixe ficar muito molhada ou grudenta. Aperte um pouco de massa entre os dedos. Se estiver se desfazendo, coloque mais água, bem aos poucos.

Caso queira guardar a massa para fazer outro dia, faça um disco, embale em plástico filme e deixe na geladeira (ou congele por até 1 mês). Caso vá usar no mesmo dia, monte na forma que for precisar para o quiche (a recomendação é usar uma forma redonda de aproximadamente 23cm), ajeitando no fundo e nas beiradas e deixe na geladeira por pelo menos 1h.

Enquanto a base gela, aqueça o forno a 200°C. Derreta a manteiga em uma frigideira e adicione o alho-porró, um pouco do sal e da pimenta. Deixe cozinhar em fogo médio por 15’, sem dourar. Reserve até esfriar.

Em uma vasilha, junte o creme de leite, os ovos, o tomilho, a noz moscada, o queijo e o resto do sal e da pimenta. Misture bem.

Retire a forma da geladeira e fure o fundo da massa com um garfo. Asse até atingir uma cor levemente dourada (aproximadamente 15’). Reduza a temperatura do forno a 180°C.

Espalhe o alho-porró na massa cuidadosamente. Derrame a mistura de ovos em cima.

Asse a 180°C por aproximadamente 45’, até que a parte de cima ficar firme, dourada, mas o interior ainda úmido. Sirva quente ou morno.

Fiz no mesmo dia da salada grega e combinou bem :-) Já deu saudades!

Serve 10 pessoas.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 641 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: